sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ioga Asthanga

A construção de um hábito não é fácil. A construção de um treinamento corporal que transforme o tônus corporal de uma pessoa é ainda mais difícil. Ainda mais se a pessoa nunca gostou de exercícios físicos. Essa pessoa, no caso, sou eu. 
Muito criança ainda, eu não subia em árvore, não pegava os priminhos no jogo do pega. Gostava de dançar, de andar de bicicleta, embora ficasse logo cansada por causa da obesidade infantil, que começou aos 2 anos. Na quinta série, começou a educação física. Logo na primeira aula todos notaram que eu não era boa em nenhum jogo, e eu odiei a aula por isso. Fiquei 4 anos no banco, matando a Educação Física.
Aos 17 anos escolhi o curso de Artes Cênicas para seguir a carreira que me realizaria profissionalmente: ser atriz. Não imaginava o quanto precisaria do meu corpo. A linha de treinamento corporal intenso era a trabalhada no curso da UFSM, e eu tive de entrar nos eixos. Não é somente uma atividade física, exercícios. É um treinamento que prepara a pessoa para atuar, trabalhar corporalmente as expressões e atuar psicofísicamente no teatro.
Afora estes termos difíceis para quem não é familiarizado com a profissão, o fato é que precisei não somente me mexer, mas aprender e educar meu corpo. Foi uma batalha de 5 anos para transformar a minha postura, o condicionamento físico, o alongamento, enfim... e isso só se consegue com horas diárias de treinamento específico de ator.
Saindo da universidade, o grande desafio. A saída da cidade de origem e até mesmo do estado de origem e a batalha na “vida real” de uma grande cidade como São Paulo. Os treinamentos ficaram para trás por 12 meses. O que ficou na frente foi a estagnação e o retrocesso físico. Em 2010, com 10 quilos acima do peso e o condicionamento quase inexistente, surge a Ioga Asthanga na minha vida.
Quando falamos em Ioga pensamos em meditação e movimentos lentos. Mas a Asthanga, é forte, vigorosa e o melhor: QUEIMA MUITA GORDURA. Para meu trabalho de atriz foi o melhor treinamento: além de trazer de volta meu condicionamento, me fez melhorar em coisas que eu sempre tive dificuldades como precisão e impulso, fundamentais no processo do ator. Assim, uni o útil ao super agradável. Vou sempre feliz para a prática e saio de lá melhor ainda. Claro que há fases e fases... mas a Ioga será sempre um porto seguro que me ajudou a conquistar um corpo melhor, diminuir 7 quilos, além de ser a melhor coisa que me aconteceu na minha carreira. E viva a ioga!!!  

2 comentários:

  1. Olá colega! parabéns pelo Blog. Muito bem estruturado e uma delícia de ler (perdão pelo trocadilho rsrsrs). Continue firme na sua dieta.
    abraços
    projetoesqueleto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeuuuu!!!! Também já fui visitar o seu. Abração!

    ResponderExcluir